sábado, 15 de março de 2014

Conselhos para Investir em Imóveis - Por onde começar

            
           Desde que voltei em 2013 a me dedicar pra valer no meu projeto rumo à Independência Financeira, eu resolvi reler alguns livros interessantes de finanças que eu já tinha em casa. O primeiro é “Cartas a um jovem investidor” de 2008 do grande Gustavo Cerbasi. (comentário do Livro)
            E como alguns colegas do blogosfera e eu gostamos de falar de Imóveis, resolvo compartilhar com vocês valiosos conselhos do autor contidos no livro:
            “Se seu investimento favorito está nos imóveis, utilize os portais de anúncios da Internet para analisar o mercado..., e interprete os anúncios de compra e venda – tente encontrar os vendedores com mais pressa para vender.” Pág 98
            “No mercado de imóveis, já acompanhei inúmeros casos de pessoas que enriqueceram utilizando com sabedoria seu pouco tempo disponível. Não é necessário dedicar horas e horas de visitação de lançamentos e imóveis à venda para encontrar oportunidades. Se você dedicar apenas tempo suficiente para devorar os cadernos de imóveis de jornais de domingo, já estará praticando a melhor forma de adquirir informações. Normalmente, são duas ou três páginas de conteúdo sobre plano diretor da cidade (que indica as obras futuras planejadas pela prefeitura), análises sobre preço do m² por bairro e tendências de negócios e valorização. Vez ou outra surgem sugestões de cursos, leilões e palestras para investidores, os quais sempre são uma grande oportunidade de fazer contatos e aprender mais sobre o assunto. Sinceramente, é informação mais do que suficiente para desenvolver seu entendimento do que é e do que não é um bom negócio.
        
            Um de meus ex-sócios construiu seu primeiro milhão investindo em imóveis. Sua estratégia? Acordar cedo aos domingos e ser o primeiro a folhear os cadernos de classificados. Sempre há bons negócios nos anúncios, mas é quem os encontra primeiro que liga para o vendedor desesperado e fecha as negociações nas primeiras horas do dia.
            ...o tempo é umas das riquezas mais democráticas que existem. Não diga que você não tem tempo, pois o tem na mesma quantidade que todos têm..trate de fazer escolhas na vida. Não abandone o que faz e o que é importante para você e para sua vida. Mas descubra maneiras de fazê-lo com sabedoria e eficiência, para que possa ter mais conquistas a cada dia...e utilizar com sabedoria seu tempo para desfrutar da riqueza que adquiriu.”   Pág. 100,101.


            Espero que tenham gostado pessoal.
            Abraços.

15 comentários:

  1. S&P

    Acho que vc poderia contar mais desse seu amigo que conseguiu o milhão? Ia lá e comprava no pau? E depois como era o processo de revenda? Ele fazia melhorias para revender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não TL,
      Eu to contando a história do Gustavo Cerbasi. Note que o que está em aspas é o que ele conta no livro.
      Mas cara vc me deu uma boa ideia. Ta na hora de eu conhecer gente que já "chegou lá"

      Excluir
  2. Olá SP.
    Muito legal esse seu post.
    Essa história do Gustavo Cerbasi acontece com muitas pessoas em várias cidades pelo Brasil.
    É só estar atento as oportunidades.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu caro bbb.
      Amanhã mesmo pretendo colocar em prática as dicas do Gustavo Cerbasi.
      AbracoS

      Excluir
  3. A alguns anos era ainda mais fácil negociar imóveis, meu atual apto eu comprei por 130k no meio de 2009, meu vizinho se mudou faz 1 mês e comprou o dele por 280k agora no começo de 2014.
    Até já pensei em comprar um novo imóvel financiado para ter como residência e utilizar meu atual imóvel para começar a fazer negócios no ramo imobiliário.
    O que vc acha da ideia SP?

    http://elenaosurfanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá SC, td beleza? Em primeiro lugar obrigado pela sua presença aqui pelo blog. Eu espero que este seja o primeiro de muitos contatos e trocas de idéias entre nós
    .
    Sobre seu Apto, não há dúvida que você pagou por um bom preço nele na época visto que hoje ele deve valer muito mais do que você pagou por ele se usarmos como base de preço o valor do apto do seu vizinho.

    A sua pergunta me fez lembrar a história do Guru de Finanças Gustavo Cerbasi. Vc acredita que no início ele resolveu vender o apto dele para com o dinheiro da venda investir na Bolsa de Valores? Mas tinha um detalhe: Ele já sabia muito bem aonde e como investir. O melhor investimento é aquele em que você está totalmente inteirado nele.
    Uma certeza eu te digo: Seja no ramo imobiliário ou em outra área que você tá querendo investir, PRIMEIRO se especialize, devore as informações pois com certeza obter esse conhecimento te custará muito pouco ou quase nada tendo em vista a riqueza de informações que vc encontra pela internet.
    Oportunidades aparecem todos os dias, mas os que aproveitam são os que sabem aonde estão pisando.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada nos livros do Gustavo Cerbasi, quais são os que vc mais gostou?

      Excluir
    2. - "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos",
      - "Investimentos Inteligentes" é bom pra vc saber um pouco de cada investimento e assim poder se identificar com algum.
      - "Dinheiro. Os segredos de quem tem";
      - "Cartas a um jovem Investidor".

      Enfim meu amigo, eu gostei de todos esses.

      Excluir
    3. Legal, vou começar pelo "Investimentos Inteligentes", no momento estou lendo dois livros um sobre venda coberta do Bastter chamado "Nunca Foi Tão Fácil Fazer Venda Coberta!" e o "Investidor Inteligente" do Benjamin Graham.

      Adicionei seu endereço no meu blogroll, por favor, continue a compartilhar suas experiências.

      Excluir
    4. É isso aí Surfista. Meta ficha mesmo nos estudos.Conhecimento nunca é d+. E obrigado pela sua presença aqui pelo blog. Valeu pela leitura. Nessa semana que ta entrando ainda devo postar de novo.
      Abracos.

      Excluir
  5. Qualquer um desses vc pode já começar a ler

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo!

    Se não fosse o Cerbasi eu não estaria aqui, rsrs! Foi lendo Casais Inteligente que a ficha caiu e percebi o rumo no qual minha vida estava indo. Muitos criticam, dizem que ele é superficial, um vendedor de livros.... pode ser verdade mas é uma excelente leitura pra quem está começando a desbravar o mundo dos investimentos.

    Quanto a imóveis tem muita gente que continua ganhando dinheiro com eles enquanto o pessoal da bolha fica parado. Claro que já houve época mais fácil, onde o cara comprava um imóvel na planta hoje e revendia com 100% de lucro daqui 2 anos, mas tb já houve tempos piores onde não existia internet pra pesquisar e aprender. Como sempre digo: o que dá dinheiro é aquilo que sempre deu.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  7. Caro Corey,
    Meu início foi igual ao seu.Lendo o Sr. Cerbasi que ao meu ver o mesmo teve sucesso por descer do pedestal e começar a falar a língua que as pessoas entendem. Odeio autores que lançam artigos e livros cheios de linguagens técnicas pois ele fala só pra um público muito restrito.Parece que quer aparecer sei lá.
    Acredito sim que tem muita gente ainda que ganha muita grana em imóveis. É gente que corre atrás se especializa, sabe negociar e não acredito que seja coisa de outro mundo.
    Hoje em dia to 100% investido na minha empresa pois é o investimento atual em que eu tenho mais segurança e conhecimento.
    Mas imóvel está nos meus planos. Dou uma pesquisada de vez em quando e a qualquer momento pode pintar uma "boca".
    Abraços e vou continuar acompanhando seus Posts.
    Obrigado pela sua presença por aqui.

    ResponderExcluir
  8. R.I.P.

    Mais um enxotado da Bolsa.
    Mercado não perdoa quem não faz a lição de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é mais um daqueles que acha que só a Bolsa faz milionário? Só lamentos pra vc.

      Excluir