domingo, 20 de abril de 2014

O Luxo que virou Necessidade

Quem nasceu na década de 80 teve e tem tido a oportunidade de contemplar várias coisas antes inimagináveis mas que hoje são realidade e até normal em nosso dia a dia.

Internet no celular
No início do ano 2000 (já com 18 anos) eu esperava dar 00:00 para poder usar a internet discada de casa pois depois desse horário era cobrado só um pulso. Hoje em dia eu já cansei de estar viajando a trabalho ou de estar simplesmente fora do escritório e receber pelo meu celular emails de clientes com pedidos urgentes de cotação e de compras. Não me imagino hoje sair de casa sem meu celular. O tempo é precioso e sair de casa sem estar atualizado com a caixa de entrada de meu email me dá a sensação de que estou perdendo grandes negócios.

 Carro com Ar Condicionado
Antes você só via carros Top de vidro levantado e de ar condicionado ligado . Como a minha cidade é de clima bem quente, hoje por aqui dificilmente se vê carros populares de vidro abaixado e sem ar.
Em dias de trabalho na rua, eu não abro mão de dirigir sempre usando o ar condicionado. Impossível!! Sem ele, o stress e o cansaço são maiores devido ao calor intenso e ao barulho do trânsito. Dormir sem ar condicionado (ainda mais agora com filho de 8 meses)? Nem pensar!
Agora imaginem as pessoas que em décadas passadas achavam que tudo isso era frescura e luxo.


E o que dizer sobre hoje morar em Condomínio Fechado? Ou em casas rodeadas de câmeras de segurança e em garagem fechada? Carro blindado.Um exagero? Eu já não acho mais.

Na quinta passada (17/04) eu cheguei em casa junto com meu filho e minha esposa por volta de 21:20. Na casa ao lado havia um carro da polícia e imediatamente fui abordado por um dos vizinhos que me perguntou se as câmeras externas da minha casa estavam funcionando. Ao dizer que não, pois o antigo morador da casa havia desativado elas, ele respondeu: “É porque acabaram de invadir a casa da nossa vizinha há meia hora atrás. Renderam ela, Rasparam tudo e ainda levaram o seu carro”. Detalhe: a casa dela fica colocada com a minha. Confesso que fiquei triste por ela e mais preocupado ainda por imaginar que o meu lar pode ser o próximo alvo da bandidagem.
De vez em quando eu vou à casa de um conhecido que mora num condomínio de ótimo padrão. E coincidência ou não, dias antes do triste acontecido na casa da minha vizinha eu estava pensando justamente sobre a possibilidade de num futuro próximo morar num condomínio fechado. Não pela beleza, mas em primeiro lugar pela segurança. Padrões de vida que podiam ser vistos como luxo e ostentação, mas que acabam virando algo útil devido a necessidade que o meio em que vivemos nos impõem por causa da violência.
Confesso pra vocês que não quero mais viver em “casa de rua”. Já to pensando seriamente com a minha esposa em comprar nossa casa em condomínio fechado ou num apto. E to fazendo várias pesquisas de imóveis e todos os cálculos possíveis para que as prestações não comprometam meu projeto para a conquista da Independência Financeira. Pois não quero esperar minha casa ser arrombada pra tomar providências.
           Pode até parecer estranho um Blog que leva a palavra  "Simples" no nome dizer que morar em casa de condomínio fechado ou em apartamentos com sistema de Câmeras internas é algo necessário. Bem, eu não sei em que país você vive, mas aqui no Brasil muita coisa que nasceu como luxo acabou virando necessidade meu amigo.
Que o Senhor continue ouvindo minhas orações e que eu continue sendo sempre agradecido a Deus pelo Seu cuidado.

34 comentários:

  1. Triste situação essa do nosso país, nós conseguimos liberdade de uma ditadura anos atrás e estamos entrando em outra, o governo atual é um grande responsável por não investir em educação, mas reforço que os governos anteriores também não se preocuparam em criar cabeças pensantes e por isso são também muito culpados.
    O grande problema é que se o governo do nosso país mudar de mãos não tenho perspectivas que a 'oposição' irá investir em educação e vão acabar seguindo a formula do governo atual para se perpetuar no poder.
    O grande investimento para melhorar a segurança, melhorar a economia e tudo mais é fornecer educação de qualidade para todos os cidadães, esse deve ser o princípio mais forte de uma democracia...
    Se tudo continuar desse modo, vejo um futuro como no filme Mad Max, pessoas com condições morando em cidades completamente fechadas se defendendo de todo o resto da população que irá se matar para conseguir itens básicos de sobrevivência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não tem esperanças se o governo mudar de mãos? Eu já acho que vai piorar se as mesmas pessoas continuarem no poder depois das eleições.

      Excluir
    2. Esperança de mudanças realmente significativas eu não tenho, mas torço muito para que o poder troque de mãos sim, ter um mesmo grupo se perpetuando por tanto tempo no poder não é nada bom.

      Excluir
    3. Eu fiquei feliz qdo na época saiu o FHC e entrou o Lula. Até qdo o Lula se reelegeu eu Tb achei interessante. Mas pra td tem um limite e o governo do PT poderia ter parado nessa hora.
      Agora ta na hora de novo pq a avacalhação rompeu os céus.

      Excluir
    4. Agora ta na hora de mudar de novo pq a avacalhação rompeu os céus

      Excluir
  2. Belos temas levantados SeP, realmente se formos parar para pensar muita coisa mudou e continua mudando, afinal, o mundo é dinâmico e essa dinamicidade está ocorrendo cada vez mais rápido.
    Quanto as eleições, "Sabem de nada, inocentes", a Dilma vai ganhar, provavelmente no segundo turno e provavelmente o perdedor vai posar de bonzão com seus 30% de votos que não valem nada. Foi assim com o Alckmin e com o Serra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PPF,

      Eu torço para que vc esteja errado e que a Dilma não ganhe. Pelo menos ouro ganhando eu terei alguma esperança e curiosidade pra saber o que será mudado no Governo além de um novo Partido na Presidência.

      Excluir
    2. O que vai mudar: estagflação de novo, pois o presidente vai cortar todos os gastos, mas a inflação vai continuar alta, devido seu fundo inercial

      Excluir
    3. Sra. Bufunfa,
      Estamos em ano de eleição e o governo pode muito bem mesmo querer fazer cortes. Afinal de contas o Bolsa Família,que é o seu maior marketing, já sofreu um aumento de 10%. Entao o resto é resto.

      Excluir
  3. Amigo, tira esse capicha dos seus comentários, muita gente deixa de comentar por causa disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido PPF,
      Nem saquei que aqui nesse Blog já vinha c/ essa frescura. Mas já retirei.
      Valeu pela dica amigo.

      Excluir
  4. Excelente comparacao!
    Antigamente era celular com net, hoje eh sua segurança em condomínio fechado ou ap.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Graduado,
      Qdo o governo nao investe direito o imposto que vc paga, resta à vc fazendo o papel das autoridades que é guardar a sua casa.

      Excluir
  5. Olá meu amigo,

    Li recentemente que o Brasil é responsável por 10% dos homicídios que ocorrem no mundo.
    Como o governo e os defensores dos direitos humanos estão mais preocupados com os bandidos do que com as vítimas, as coisas não tendem a melhorar não.
    O negócio é tentar se proteger da melhor maneira possível e ao mesmo tempo, levar uma vida discreta.
    Essa insegurança aliada a esse governo comunista, são os dois principais fatores que me motivam a deixar esse país.
    Abraço




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bbb,
      Direitos humanos se tornou o "direitos dos MANO". É o grupo mais sem noção que eu já vi na vida. Eu já penso que as atitudes desse grupo é de compactuar com o feito dos bandidos.
      É triste mesmo.

      Excluir
  6. Olá amigo!

    Concordo totalmente com seu texto. Não vivo sem ar condicionado, direção hidráulica e câmbio automático, tb não penso em hipótese alguma morar numa casa de rua, só me vejo morando em apartamento pois a sensação de segurança é infinitas vezes maior. E digo mais, não descarto ter um carro blindado e estou querendo mudar para um bairro mais caro para me manter mais afastado da bandidagem. Temos que achar maneiras de sobreviver nessa merda de país.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu amigo Corey. O dever das autoridades é de nos proteger pois pagamos por isso. Mas não é o que acontece.
      O que nos resta é sempre depender do Senhor Jesus e tocar a vida pra frente. E procurar curtir as coisas boas da vida.

      Excluir
  7. Olá SP!
    ótima reflexão! Penso eu que hj estas coisas são necessária. Mas vai de acordo com cada perfil de pessoa. Eu por exemplo não preciso de muita tecnologia no celular, pra mim basta ligar, receber e escutar música ou rádio que está ótimo!rs Mas em questão de conforto e tecnologia no carro ou em casa eu não abro mão!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade II,

      A Necessidade vai do ambiente em que cada pessoa vive. Eu por exemplo no trabalho é impossível acessar email só pelo computador.
      No caso do Post, o exemplo de carro blindado e moradia em cond. de luxo ou apto é para mostrar que muita coisa que devia ser apenas luxo acaba virando necessidade por uma triste razão: A violência da bandidagem e a insegurança que o governo nos proporciona.

      Excluir
  8. Direitos Humanos são para Humanos Direitos.
    Enquanto beneficiar bandido fica difícil.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner,
      Seja sempre bem-vindo por aqui.
      DH é um grupo intacto e inatingível. Eu nunca vi reportagem de gente querendo fazer uma reforma nos princípios que regem o Dir. humanos.
      Vou até pesquisar sobre esses indivíduos que só aparecem pra dar assistência pela bandido em vez de dar auxílio pros familiares da vítima.

      Excluir
  9. Olha, Simples e Prospero, realmente a violência nas "cidades grandes" está atingindo um nivel mais do que absurdo - e não é só cidade grande não ... tem muita cidade no interior que acontece cada tragédia ...

    Voltando a cidade grande, só para voce ter uma ideia - eu tinha um chefe americano. Como ele veio de outro país com mais segurança, a empresa deu um carro blindado para ele poder se locomover por aqui ... ele ficou aqui 4 anos e mesmo assim, presenciou 12 assaltos - não estou falando de assaltos que ele ouviu falar ... estou falando de assaltos que ele viu, que ele estava próximo da cena do crime; ou seja, ele esteve em uma situação de risco a cada 4 meses.

    Além de não poder andar de vidro aberto, o que ele achava um absurdo, pois onde ele morava antes nos EUA, ele podia dormir com a porta destrancada, as casas nao tem muros e cercas, a garagem fica aberta e a maioria das pessoas só guarda o carro na garagem durante o inverno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... O luxo virou um acessório necessário se vc quiser viver por mais tempo pois a insegurança ta demais.

      Excluir
    2. O importante é balancear economia com segurança. Não podemos ser tão mão fechada a ponto de ficarmos vulneráveis, mas também gastar tudo para viver numa gaiola de ouro

      Excluir
    3. Bem dito Sra. Bufunfa. Equilíbrio é tudo.

      Excluir
  10. A proposito, já estou seguindo seu blog - gostei bastante das suas postagens. Se possivel me adicione também e dá uma passadinha lá no http://executivopobre.blogspot.com.br/. Pretendo também ir contando minha jornada rumo a Independencia Financeira.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa EP,
      Fico feliz por sua iniciativa em compartilhar suas experiências. Pode sim contar com minha presença e minhas humildes opiniões nas suas postagens.
      Já estáss adicionado em meu Blogroll
      Abraços meu amigo.

      Excluir
  11. SP te add no meu blogrol se puder fazer o mesmo agradeço!!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia SP,
    Sim acho que muitas coisas que eram "luxo" acabaram virando necessidade. Mas segurança é diferente, acho que se pensarmos na segurança como algo individual equivocado, por exemplo, se eu tenho dinheiro para comprar uma casa mais segura e um carro blindado isso vai me proteger e a minha família, mas gera do outro lado bandidos mais fortes, mais inteligentes, e você como continua tendo dinheiro vai se proteger mais, e isso gera um bandido mais eficiente ainda. E nada vai mudar apenas continuar uma cadeia em que você vai achar a “sociedade” na qual você faz parte cada vez mais violenta. Onde você tenta protege sua família, mas quantas famílias não tem como serem protegidas? e acabam criando novas formas de violências?
    Eu sinceramente acredito que a segurança e algo que tem que ser visto de maneira coletiva, primeiro é um dever do Estado, e segundo pagamos alto por isso em impostos, e terceiro quem geralmente são os donos de empresas de seguranças que ganham com uma violência que sempre aumenta no Brasil? A maioria de empresas de segurança privadas que eu conheço são de ex-policiais ou policiais aposentados, que deveriam proteger o coletivo e não o privado... desculpa o desabafo sobre a policia, não vou prolongar pois eles tem o direito de fazer isso se o Estado brasileiro autoriza.
    O ponto em que eu quero chegar e que quando compramos segurança não como “luxo”, mas como necessidade, estamos errados e temos que revem nossos conceitos sobre o que queremos do Brasil e o que queremos para essa nação. Creio que a única maneira de acabarmos com a violência e com medidas preventivas, como educação, esporte, lazer e cultura, Ps. Não sou de esquerda, mas acredito que se pagamos tantos impostos temos que no minimo poder ir e vir nesse país.
    Desculpa a prolonga no assunto,
    Grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi o seu ponto de vista Lucas. Mas não vejo sentido algum vc achar que é errado eu investir na segurança pessoal e de minha família Tb.
      Note que talvez vc esteja invertendo os direitos e deveres. É dever do estado me proteger pois eu pago pra isso e não só pra mim mas pra milhares de cidadãos que não pagam impostos e meu dever é pagar os impostos e ai de mim se não pagar.
      Então não pense que eu e vc temos o dever de diminuir a violência em nosso paiís pois minha função é ser exemplo de um bom pai de família pois é o que falta em muitas lares violentos.

      Excluir
  13. As medidas preventivas que vc fala como educação, esporte, lazer e cultura é dever do estado e não do cidadão. Mas já que o estado não proporciona isso pra minha casa, cabe a mim suprir essa falta aos meus filhos e isso inclui Tb a segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi,SP sim é um direito que temos investir em segurança, mas é que eu estou um pouco influenciado pelo Jean-Paul Sartre, "Ainda que fôssemos surdos e mudos como uma pedra, a nossa própria passividade seria uma forma de ação."
      E essa passividade que vi em seu texto e em alguns comentários me fez pensar, Sim o problema de segurança pública não é meu ou seu como "cidadãos", mas como cidadão isso é problema nosso que isso reflete toda a sociedade e me faz pensar em moramos em um país hiper-mega subdesenvolvido. Onde as coisas só chegam para quem tem dinheiro.
      Desculpa o desabafo de novo, mas acho que estamos anestesiados e achamos que a solução de todos os nossos problemas está no dinheiro em vez de nas pessoas que fazem parte das nossas vidas, rua, bairro, Cidade, e país.

      Excluir
    2. Caro Lucas,

      Vc ta cheio de contradições. Tc mesmo diz que "o problema de segurança pública não é meu ou seu como cidadãos, mas como cidadão isso é problema nosso". CUMA??????? Como é que é?
      Acho que nem mesmo vc ta conseguindo se entender. Pára de ler certas coisas e simplifica a vida.
      Não se cobre por aquilo no qual não és responsável. Como indivíduo apenas seja exemplo de boa conduta e prudência qdo estiveres em qualquer lugar. Queres o melhor pro nosso país? Ore a Deus pelas pessoas e ame ao próximo.

      Excluir