domingo, 18 de maio de 2014

A Essência do Dinheiro, Sonhos e Planos Pessoais


Dinheiro

            Antes de o dinheiro existir, as pessoas obtinham o que elas queriam na base da troca. Se você quisesse um porco e tinha um jumento, você poderia trocar seu animal com quem tivesse um porco e queria ter o seu jumento. Mas só que nem sempre você conseguia alguém disposto a querer um jumento e ter à tua disposição em troca o novo animal que você queria passar a ter.
            "Com essa dificuldade, precisávamos de algo que nos permitisse vender qualquer coisa que tivéssemos e comprar qualquer coisa que quiséssemos, sem ter que fazer negociações complexas e encontrar pessoas que quisessem exatamente o que tínhamos para vender (Rafael Seabra)" – Daí Surgiu o Dinheiro. E se você quiser saber mais a fundo sobre a natureza do Money, leia o artigo que fala sobre isso no Blog Quero Ficar Rico.
            Bem, esse pequeno resumo é pra mostrar que a essência de ter dinheiro é pra ele ser usado como o MEIO pra obtermos algo que queremos e não o FIM. Ou seja, ter grana por ter e não ter algum sonho ou plano para o futuro uso do valor guardado é, ao meu ver, algo sem lógica. E se você o guarda por guardar, é bem provável de na primeira dificuldade financeira você facilmente abandonar esse ato de economizar, pois você não tem algo que te motive a prosseguir nessa economia.
            Sim sim ter 1 milhão de Reais na conta deve ser uma sensação muito boa. Mas pra quê? Só pra ostentar? Eu acho pura tolice.
            Vamos colocar o dinheiro no seu devido lugar. Ele é quem deve nos servir pois senão for assim nós o serviremos. A Bíblia Sagrada não condena quem tem muito dinheiro, mas ela alerta que ““O amor ao dinheiro — não o dinheiro em si — é o que causa “coisas prejudiciais”. (I Timóteo 6:10)

Sonhos

“Você tem que guardar $ pra realizar coisas que você gosta, deseja, suas oportunidades, objetivos e sonhos.”  - Reinaldo Domingos.
A frase acima é a razão das minhas economias e investimentos. É pra viajar, sair pra comer bem e em boas companhias, sustentar minha casa, ajudar meus pais e ao próximo e etc

Um dos meus sonhos é visitar os Estados Unidos em 2015. É um país que admiro e gosto da cultura de lá. Lógico que ali tem defeitos como em todo país mas gosto de ver o Patriotismo daquele povo até porque eles têm razões para isso. Naquele lugar a lei funciona e o padrão "primeiro mundo" é visto na sua estrutura. Sabem por quê? Porque as autoridades de lá colocam o dinheiro pra funcionar a favor do povo que paga os impostos.
            Se no futuro eu passar a não gostar mais daquele país, aí já é outra história. O que importa é que eu quero conhecer USA e me envolver um pouco com a cultura de lá

Planos

            Agora não existe a realização de um sonho sem um plano pra concretizá-lo. A fé sem obras é morta.
E pra tentar realizar o sonho de viajar aos States, meu plano é: Em outubro desse ano eu pretendo viajar a passeio com a minha esposa. É perto de uma época em que estaremos completando 5 anos de vida a dois e nada melhor do que curtirmos em grande estilo. Aproveitando essa viagem romântica (provavelmente pra Búzios-RJ), vamos tentar tirar nosso visto de turismo para a américa na capital Rio de Janeiro. E como você acha que eu conseguirei viajar pro Rio, curtir meu aniversário de casamento e ainda tirar visto pros Estados Unidos? Planejamento colocado em prática (trabalhar, guardar dinheiro, investir, estudar a cultura americana pra não chegar “boiando” lá na américa, me informar de todas as formas pra tirar o visto americano e orar à Deus pra Ele me direcionar em todos esses passos). Ou seja, é fazer o sonho se tornar realidade e não esperar que o futuro se encarregue de fazer isso por mim.
Se você tem sonhos, esboçar um plano pra realizá-lo já é um ótimo passo.
Bem meus amigos isso é um pouco do que eu tenho pra compartilhar e espero ter ajudado alguém que anda desorientado na vida, ouvir conselhos, trocar idéias e etc.
Abraços.

12 comentários:

  1. Excelente SP, muitas pessoas ficam jogando na loteria esperando que o destino lhes dê a sorte grande. Eu acredito sempre na minha capacidade, eu estou no controle do meu destino, minhas ações que irão materializar meus sonhos e para coordenar minhas ações planejo meus passos e me empenho incondicionalmente para cumprir o plano estabelecido.
    Sucesso nos seus sonhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Surfista pela sua determinação exemplar. Não podemos esquecer de sempre depender de Deus pra tudo.
      Abraços meu caro e torço por ti.

      Excluir
  2. Olá S&P,

    Concordo 100% contigo. Dinheiro é o meio e não o fim.
    Ficar guardando dinheiro e se abster das boas coisas que a vida tem a oferecer, para mim, não vale a pena.
    Depois, o cidadão bate as botas do dia para noite e a família ficar brigando pela herança.

    Opa, viagem para United States!
    Para onde você pretende ir nos EUA? Disney ou Nova York?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nova York com certeza meu amigo BBB. Disney nunca encheu meus olhos.
      Agora até lá (2015) meu filho estará com 2 anos e minha mulher não tá muito a favor de ir pois ele estará muito pequeno ainda. Se minha cunhada com a família nos acompanhar, tudo ficará mais fácil.
      Agora também minha mulher e minha cunhada estão metendo pilha pra irmos através de excursão pois não conhecemos o lugar. Eu preferiria por ir por conta própria mas estou pensativo. O que importa é eu poder ir heheheh

      Excluir
    2. NY eh medio selva de pedra, mas eh um lugal muito legal.
      Sugiro ir por conta propria e pegar umas dicas com quem ja foi.
      Abraço

      Excluir
    3. Valeu dividendo. Sempre é bom pegar dicas de quem já rodou o mundo como vc.
      Abraços.

      Excluir
    4. Filho pequeno realmente pode dar um certo trabalho, mas se você tiver a oportunidade de conhecer NY, acho que deveria ir sim.
      É um lugar único no mundo e você viverá momentos que você nunca mais irá se esquecer. São esses momentos que a gente percebe como a vida é boa.

      Grande abraço


      Grande abraço

      Excluir
    5. Pois é Bbb,
      As horas do dia são únicas. O tempo não volta, não perdoa e não para.
      Qualquer dia pretendo postar algo sobre a relação tempo x dinheiro.
      Ah e é o seguinte: início de mês ta chegando e eu to correndo atrás do prejuízo pois até o momento to com patrimônio menor do que qdo eu comecei esse mês. Muitos fatores que vou relatar no nosso rotineiro post de informação de patrimônio. Mas fé em Deus que essa situação irá se reverter até final do mês.
      Abraços pra vc Tb.

      Excluir
  3. Olá SP, já pensou em deixar o seu filho com os avós e fazer a viagem para USA só com a sua esposa?... eu sei que parece cruel em um primeiro momento, mas viajar com filho pequeno para USA, ainda mais pela primeira vez é barra...

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei sim. Mas você sabe como é mãe , né? De cara ela diz logo que é impossível.
      Mas temos 1 ano e meio pra planejar Então essa sua sugestão é algo a pensar sim meu brother.
      Se a família da minha cunhada for conosco, com certeza ficará mais fácil levar o garoto.

      Excluir
  4. muito legal o post, os sonhos e o planejamento, SP :D

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Sra. Bufunfa.
    Sua presença por aqui é sempre bem vinda.

    ResponderExcluir