quarta-feira, 14 de maio de 2014

Crítica sem Noção X Crítica com Noção

    
           Pensa errado quem acha que riqueza está associada apenas ao fato de ter dinheiro. Riqueza também é ter conhecimento, bom senso e inteligência pra saber analisar tudo o que está à nossa volta.
            E como esse blog fala de riqueza de uma forma geral, vamos compartilhar uns com os outros a importância de saber analisar as coisas que estão em nosso meio.
            
Nessa época de ano de copa do mundo, o que eu mais vejo no facebook é gente criticando tudo e todos. Nós brasileiros adoramos criticar. Isso é fato e nada contra isso até certo ponto. E o ponto em que eu começo a ser contra a crítica é quando eu vejo uma massa metendo pau sem noção, sem nenhum tipo de bom senso (e conhecimento) regado à pura ignorância.
  Vamos aos exemplos:


                Sou totalmente a favor de policial ganhar mais. Afinal de contas, é uma profissão de risco em que o custo benefício é uma piada. Mas o que o Neymar, que ganha milhões por mês, tem a ver com isso? Que associação inteligente tem o jogador com o policial numa crítica desse tipo?

           

                    Outro exemplo clássico foi a enxurrada de críticas que Ronaldo Fenômeno recebeu após um boato de que ele iria receber R$ 6 milhões de Reais da Rede Globo por participar do Quadro “Medida Certa” do programa “Fantástico”.
            É gente achando um absurdo jogador ganhar mensalmente milhões de reais enquanto milhões de pessoas passam fome. E por acaso isso é culpa dos jogadores?
            “Ah, mas por que a Globo e os times de futebol pagam uma fortuna pra essas pessoas?” O Cálculo é simples:
            Se a Globo (que de boba não tem nada) resolve pagar R$ 6.000.000 pro gorducho, quanto você acha que a Emissora vai lucrar com a exploração da imagem?
            Se um clube paga rios de dinheiro pro Neymar, quanto você acha esse Time vai lucrar com o futebol e principalmente com a imagem do Atleta?
            Acorda pra vida! São dezenas e dezenas de empresas se digladiando pra ter uma vaga, querendo patrocina-los e ter sua marca associada à essas pessoas famosas. E sabe por que todo o esforço dessas empresas?
            Porque a imagem dessas estrelas na TV dão um Ibope absurdo nos país. Porque os mesmos babacas que passam a semana inteira criticando a forma como a Globo e os Clubes gastam seu dinheiro, são os mesmos que consomem os produtos das empresas patrocinadoras.
           
Conhecimento é tudo. Quando você critica algo com base em fatos e com total conhecimento, a crítica vira um discurso tão bonito de se ouvir que até a pessoa que discordar de você vai  ficar admirada de ver seus argumentos porque você está debatendo de forma inteligente.

Um cara que tirei o chapéu nessa semana foi o Ney Matogrosso por causa da entrevista que o cantor deu a um repórter português. E o Ney com muita propriedade diz o que poucos até hoje tiveram a coragem de dizer na mídia. Veja o vídeo. Vale muito a pena ver:

21 comentários:

  1. Olá SP!
    O Ney Matogrosso fez um grande favor aos cidadão brasileiros em dar esse depoimento. Apesar de, na minha opinião, ele ter feito uma análise e colocações superficiais ele demonstrou o cerne do sentimento dos brasileiros e da atual situação do brasil: total revolta, indignação, desânimo e de um governo marqueteiro mentiroso. Uma hora a máscara cai, e espero muito que seja esse ano! Fora PT!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo,
      Ele falou o que está entalado há muito tempo na garganta do povo brasileiro. O cara subiu no meu conceito mesmo.
      e eu Tb torço pro PT cair fora.

      Excluir
  2. Mas a critica da globo com o ronaldo (que até eu apoiei) não foi bem essa.

    Imagina você passando na rua e um cara pede dinheiro a você para ajudar crianças carentes, aí você se comove e entrega 10 reais.
    Mais tarde você vai numa reunião de uma empresa e descobre que aquele cara é presidente de uma multi-nacional, o que você irá pensar?O fdp tá cheio de dinheiro e veio me pedir 10 reais que a mim me custa muito mais a ganhar.... ele nem precisa pedir, pode doar 1000x mais...!!


    A globo é igual, paga 6milhões para fazer um programa com o Ronaldo, passado uns meses pede dinheiro ao coitado do povão pra ajudar criancinhas com fome...

    Porém, fico pensando também que o dinheiro é da globo e ela faz o que bem entender com ele.

    Mas você também fica pensando "até que ponto é correto pedir algo de alguém que você tem de sobra..." ?

    É muito discutível isso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Forreta, a Globo pegou o Dinheiro dela e pagou o Gordo.

      Quem dá dinheiro para o CE direciona o dinheiro para Unesco, e a Globo só é o canal que possibilita o programa para arrecadação.

      Logo sua analogia não é totalmente valida.

      De toda forma, compreendo e concordo com seu posicionamento. Mas postar criticas na net não resolve. Simplesmente não doe o dinheiro ao CE. Existem dezenas de casas de caridade precisando do mesmo apoio ai pertinho de você.

      O Mesmo vale para as criticas em relação ao Salário de professor/policial X Neymar.

      Se não estamos satisfeitos, mudemos os politicos lá em cima. Mesmo pq o FB não tem nada com o Brasil....

      P.S.: Tristemente, não existe nenhum partido de fato liberal no Brasil. Sonho em um dia ver o país sob batuta de alguém que siga a cartilha do Mises e CIA....

      Excluir
    2. Nunca gastei 0,10 centavos com CE. Se vc achar que não é justo, nao contribua.
      Infelizmente na hora das eleições a maioria esquece dos vacilos dos políticos e tudo continua a mesma coisa. Quer dizer, tudo piora.

      Excluir
    3. As legendas hoje são vazias...

      Nunca doei nada pro CE. Pretendo doar meu tempo para essas causas quando o dinheiro assim me permitir

      Excluir
    4. Verdade MB. Hoje Tb nem existe mais partido de direita e de esquerda. Cada político vai com a legenda que lhe convém no momento.

      Excluir
    5. Forreta por aqui dando o ar de sua graça? Pow to começando a achar que eu sou importante hehehhe. Brincadeira
      Forreta essa questão da Globo fazer o Criança Esperança é discutível sim. Eu acho que nunca assisti e nunca assistirei esse programa nessas épocas de pedilância.
      E hoje qualquer um de nós podemos fazer o bem aos mais necessitados e isso não depende de dinheiro. Pelo contráro, o que mais eu vejo é gente sem poder aquisitivio ajudando a quem realmente precisa.
      Abraços

      Excluir
  3. Concordo com você, SeP. O problema é que a maior parte das pessoas não consegue seguir uma linha de raciocínio lógica e também falta um pouco (ou um muito) de formação intelectual.

    Por isso mesmo, os debates no Brasil acabam sendo muito superficiais. As pessoas não entendem que para o policial ganhar mais, o Neymar não precisa ganhar menos. Não entendem que a remuneração de um não tem nada a ver com a remuneração do outro.

    São pessoas que não entendem o funcionamento do mercado, onde a alta demanda de algum produto (neste caso, o Neymar) e a escassez da oferta faz os preços subirem. Por isso ele é tão bem remunerado: existe uma alta demanda pelo Neymar (até em função do alto retorno que ele dá para os contratantes) e uma escassez de oferta (só temos um Neymar).

    Claro que isso só ocorre em um sistema de livre mercado. O que absolutamente, não é o caso do policial. O policial é um produto em um mercado com forte intervenção - no caso, intervenção do governo. O governo define qual será o preço (salário) daquele produto (policial); e pode definir sem levar em consideração as leis de mercado. É exatamente a mesma coisa que acontece com a Petrobrás - o governo define o preço do produto, independente das outras condições de mercado.

    Esse é um dos grandes males de um governo intervencionista. Em vários países do mundo - o governo foi obrigado a aumentar o salário de policiais e bombeiros, pois devido ser uma profissão de risco, existia escassez de oferta (ninguém queria ser policial). E os que queriam não possuíam as qualificações minimas. logo, foi necessário aumentar o salário para atrair profissionais com melhores qualificações e com remuneração que compense o risco.

    Excelente postagem - gostei muito da leitura !!!

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário EP,

      Obrigado pela força e parabéns pela sua ótima colocação.

      Excluir
  4. Na minha opinião o problema do povo brasileiro ( nem do ser humano) é que todos pensam no imediatismo. Se você for na rua e perguntar se estão insatisfeitos com o governo, todos dizem que sim, mas se você perguntar o porquê você está insatisfeito com o governo, 90% não saberão te responder!
    Exemplo claro disto, nós vemos em casa, no trabalho, na faculdade... onde existem debates do Fulano que saiu do BBB, ou a Novela que está boa ou ruim, da bandeirinha (de futebol) que é gostosa e por aí vai. Enquanto a mentalidade e informação das pessoas deste país não mudarem, continuaremos nesta mesma situação por décadas e décadas. Já imaginou se o Brasil ganhar a copa? O PT continuará no poder. Já imaginou se o Brasil perder a copa? O PT talvez saia do poder, mas entrará outro partido e mais 4 anos de roubalheira, porque em questão de meses, todos já esquecem em quem votou.

    Muito boa sua reflexão SP.
    Quem sabe no futuro estaremos questionando estes assuntos num barzinho, no trabalho, em casa ou na escola, falando cara a cara com as pessoas e não através de uma tela de celular ou computador.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa investidor pode convidar.
      Se preferência qdo já tivermos conquistado a IF.
      Foi bom vc ter falado sobre essa questão do imediatismo que ainda é muito presente em nossa mente.
      Abraços.

      Excluir
  5. meu apelido já foi Patolino, por causa do pescoço e da mania de reclamar. Hoje sou mais light e evito essas polêmicas.

    Excelente post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc parar pra vomitar todos absurdos que nos rodeiam, vamos virar gente rabujenta e chata. Equilíbrio é tudo.

      Excluir
    2. Pois é... foi o que percebi. Ando mudando muito minha visão de mundo

      Excluir
    3. Fico feliz por vc Sra bufunfa. Mudar a nós mesmo não é fácil. Mas o bom é que isso só depende de ti.
      "Conhecimento não ocupa espaço" - Monteiro Lobato

      Excluir
  6. Olá S&P,

    Muito bom o seu post.
    Riqueza não é só dinheiro, perfeito.
    Fiquei surpreso com Ney Matogrosso. A maioria desses famosos não sabem pensar, só querem holofotes.
    Vou começar a prestar mais atenção nele daqui para frente.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado BBB. Vc sabe que eu acho vc o cara.
      Sobre o Ney Matogrosso, não vá muito afundo no jeito dele ser kkkkkk. Tem gente que depois de velho é que resolver jogar em outro time.

      Excluir
    2. Imagina S&P, é sempre um prazer trocar ideias com você.
      Nem tão fundo assim também. kkkkkkkkkkkk
      Mas é que antes ele praticamente não existia para mim.
      Abraço

      Excluir
  7. Legal o post SP, e essa questão de reclamações é um tanto ampla, críticas e reclamações podem ser construtivas e necessárias, desde que sejam fundamentadas e isentas.
    Mas o brasileiro de modo geral, porém sei que não são todos, não tem o hábito de refletir antes de criticar. Muitas vezes criticam pelo simples prazer de criticar.
    Para uma crítica ser bem feita ele deve ser oportuna e feita em cima de argumentos aceitáveis, mas o que mais tem são achismos.
    E infelizmente vejo no Brasil com muita frequência um tipo de comportamento que chega a ser covarde em algumas ocasiões. A crítica maldosa que tem como objetivo apenas prejudicar a pessoa ou entidade criticada.
    São aquelas pessoas oportunistas que estão sempre pontas para apontar o dedo para os outros, quando alguém de sua vizinhança se destaca financeiramente é porque está roubando ou vendendo drogas.
    Se uma pessoa está se desenvolvendo no seu local de trabalho e alcançando novos postos é porque é puxa-saco ou se for mulher está saindo com o chefe.
    Se uma pessoa investe seu dinheiro em algo diferente da maioria e dá errado, logo vem alguém pra dizer: Está vendo, foi inventar. Quem manda querer aparecer etc.
    Se é um aluno esforçado, não passa de um nerd e por aí vai.
    Isso sem contar o fato de querer responsabilizar determinadas empresas ou entidades públicas por coisas que não são de responsabilidade das mesmas.
    Enfim, tem muitos outros exemplos mas não vou me alongar.
    Tomara que pessoas que tem o comportamento que citei buscassem no mínimo se informar antes de criticar ou então ficassem caladas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Anon em muita coisa que vc está dizendo.
      Eu nao boto minha mão no fogo por ninguém conhecido na mídia. Mas deve ser horrível vc ser um conhecido e ficar ouvindo por aí coisas ruins aos ser respeito e encarar certas calúnias vinda de gente anônima. Cria-se um boato e isso se torna viral e todo mundo passa a achar que é verdade quando algumas vezes é puro boato. "Mente vazia oficina do diabo" - Isso é fato.
      Ser uma pessoa "normal" tem suas vantagens com certeza hehehe.

      Excluir