segunda-feira, 31 de março de 2014

Conselhos para Investir em Imóveis II - Conte com mais do que você tem

         Acho que o título "Conselhos para investir em Imóveis" acabou virando uma série aqui no Blog heheheh. Pois já é o segundo post meu que é voltado pra esse ótimo ramo de investimento.
         Como eu havia dito em um post passado, eu estou relendo algumas partes de uns livros interessantes de finanças que eu tenho em casa. E dessa vez quero compartilhar com todos aqui uma tática usada por alguns investidores que é a compra de Cartas de Consórcio. Segue abaixo uma das estratégias de compra de imóvel citada  no Livro “Investimentos Inteligentes” de Gustavo Cerbasi.
            Comprar Cartas de Crédito contempladas.

            

            Há quem esteja desesperado para vender um imóvel, mas não é difícil encontrar à venda nos classificados ofertas de cartas de crédito contempladas. Nesse caso, é quase certo que a pessoa realmente esteja precisando do dinheiro. Em geral, são pessoas que contrataram um consórcio, estão com dificuldades para manter as contas em dia, tiveram sua carta contemplada e precisam urgentemente fazer caixa para cobrir seus erros. Em geral, essas pessoas vendem as cartas com um deságio da ordem de 4% a 10% sobre seu valor.
           
            A estratégia é simples. Comprando cartas de crédito contempladas, você passa a dispor de um recurso de venda que vale mais do que efetivamente pagou. Utilizando as cartas de crédito, você pode comprar imóveis subvalorizados que, com paciência e pequenas reformas, podem ser vendidos com alguma margem de lucro. Se o valor do investimento e do lucro forem novamente utilizados para reiniciar o processo de compra de carta de crédito e,depois, de compra do imóvel, está criado o desejado efeito dos juros compostos. E com uma eficiência incrível, pois você ganha juros em cima de um valor maior do que investiu.” (Pag. 249)


            Bem interessante essa forma de adquirir imóvel. Mas cuidado, pois precisamos ficar atentos. Inclusive tem um artigo interessante que fala sobre  os “5 cuidados antes de comprar uma carta de crédito contemplada”. 

          O investimento mais seguro é aquele em que você está mais instruído. E seja com carta de crédito contemplada ou não, sigamos  preciosos conselhos  na hora de comprar o imóvel.

          Abraços e sucesso a todos nós.

13 comentários:

  1. Interessante este tema. Mais uma dica de livro para meus estudos sobre mercado imobiliário.
    SP qual sua opinião sobre o atual valor dos imóveis e terrenos?
    Muitos dizem que logo haverá estouro da bolha aqui no Brasil, mas alguns conhecidos dizem que o preço do m² praticado em alguns bairros de grande e até pequenas cidades é este mesmo e a tendência é aumentar cada vez mais! No início deste ano, eu quase fiz uma aquisição de um lote de aproximadamente 60m² numa cidade de interior com aproximadamente 40k habitantes. No boca a boca me disseram que o valor do lote estava nos 17k, mais quando eu falei direto com o proprietário ele estava pedindo 25k! Desisti, pois achei um pouco arriscado na forma de investimento a curto prazo que eu queria praticar.
    abs

    http://tornandouminvestidor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II,
      Impossível te dizer sobre a atual situação do preço dos imóveis de uma forma geral. Em cada cidade brasileira há uma realidade diferente. O melhor a fazer é estudar mesmo. Sugiro tb o Post "Conselhos para Investir em Imóveis I" (http://simpleseprospero.blogspot.com.br/2014/03/conselhos-em-investimentos-em-imoveis.html).
      Eu sei que na região aonde moro o preço tá muito caro mas com certeza prourando eu vou achar algo bem em conta pra fazer dinheiro. E to estudando pra isso.

      Excluir
  2. Cara esse post me lembrou uma loucura que eu fiz um tempo atrás, comprei 6 consórcios de carro, minha estratégia era esperar ser contemplado via sorteio e vender a cota contemplada com um ágio, pois bem 2 cotas foram contempladas entre o 12º e o 14º mês, consegui vendê-las com um ágio de 12%, porém essa foi a única alegria.
    Cheguei no 36º mês e não consegui ser sorteado em mais nenhuma, então vendi 2 cotas não contempladas para empatar o jogo, perdendo os 12% de ganho e precisei segurar duas cotas até hoje, pois se vendesse ia ficar no prejuízo.
    Moral da história, a estratégia não deu certo e em dezembro eu termino de pagar as duas cotas que ficaram comigo e até agora não foram contempladas espero pegar esse dinheiro com alguma correção, pois vi no extrato do consórcio que existe um bom saldo investido que tem gerado juros mensalmente, acredito que no final esse juros seja dividido com os participantes do consórcio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SC,
      No seu caso que é o de comprar cartas procurando vendê-las já contempladas, vc deve planejar como que vc não irá precisar do dinheiro que vc gasta nas mensalidades do consórcio na pior das hipóteses até o fim do plano. Caso contrário , vc se verá obrigado a vender a carta qdo teu bolso apertar e é nessa hora que o investidor antenado virá pra ganhar dinheiro comprando a tua cota com deságio.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Ola TL,
      Eu tenho um parente que ta com uma carta de consórcio e ainda essa semana eu vou correr atrás da situação dessa carta pra colocar em prática o artigo de hoje.
      Eu tb to estudando e tudo o que eu tenho achado válido como ensinamento certo, eu venho aqui e compartilho com vcs.
      Assim que eu fechar essa carta contemplada, eu voltarei com um novo post dizendo da minha experiência.
      Abraços.

      Excluir
    2. Interessante. Nso esqueca de relatar.

      Excluir
  4. Olá SP,

    Esse tipo de operação eu desconhecia.
    O post é interessante porque mostra as mais variáveis possibilidades de se ganhar dinheiro.
    No meu caso, eu ainda faço o feijão com arroz, comprando e vendendo imóveis.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc ta certíssimo BBB.
      Tendo toda a grana em mãos, talvez o lucro e o poder de barganha seja maior do que se vc comprar através de carta de consórcio.
      Mas Tb a vantagem da carta é vc poder comprar algo cm pouco dinheiro gasto no início.
      Abraços bbb e obrigado pela honra da sua presença aqui.

      Excluir
  5. Opa, obrigado pela visita!
    Acredito que seja uma boa estratégia essa de comprar cartas contempladas.
    o problema é que os imoveis subiram demais recentemente, e o mercado está meio complicado no momento.

    Mas vale a pena analisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo VBI,
      Imóveis realmente é uma área que exige uma atenção maior pois vc trata de várias coisas como análises em documentações e na vizinhança, vc geralmente tá lidando co um volume maior de dinheiro do que se tivesse mexendo com Bolsa. Enfim, é ter cuidado e muita força de vontade pra ficar constantemente procurando lugares pelo mercado.
      Acredito que o mercado ainda esse ano dê uma desandada pq os preços estão subindo mas eles não estão sendo acompanhados pela procura.
      Bom para nós.
      Abraços e apareça

      Excluir
  6. Amigo você fez um comentário em meu blog e sem querer apaguei, poderia comentar novamente? Seja bem-vindo ao www.buscandooprimeiromilhao.blogspot.com.br gostaria de te incluir no meu blogroll e de ser adicionado ao seu. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,
      Comentei de novo no seu Post.
      Seu blog já foi incluído no meu blogroll e ficarei de olho em novas atualizações no seu espaço. Será um prazer trocarmos várias idéias em nossos Blogs.
      Abracos.

      Excluir